quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Velas de ignição

    Uma vela de ignição é um dispositivo elétrico que se encaixa na cabeça do cilindro de alguns motores de combustão interna e acende a gasolina aerossol comprimida por meio de uma faísca elétrica. As velas de ignição têm um elétrodo central isolado conectado por um fio fortemente isolado a uma bobina de ignição ou circuito magnético do lado de fora, formando, com um terminal aterrado na base da vela, uma faísca dentro do cilindro.

    Contém um invólucro de metal roscado, isolado eletricamente de um elétrodo central por um isolador de porcelana. O elétrodo central, que pode conter um resistor, é conectado por um fio fortemente isolado ao terminal externo de uma bobina de ignição.


PARA QUE SERVE A VELA DE IGNIÇÃO

    Em termos simples, as velas transformam uma fonte de energia (gasolina) em movimento. Por exemplo, temos a gasolina que é altamente inflamável e também o ar, que pode causar uma explosão quando misturada.

    A caixa de metal é aparafusada à cabeça do cilindro do motor, o que causa a ignição.

    As velas de ignição são regulares ou de desempenho. As velas de desempenho são mais resistentes, tendo a capacidade de resistir a maiores variações de temperatura e esforços mecânicos.

COMPONENTES E RESPETIVAS FUNÇÕES


  • Isolador
  • Esta parte isola o terminal, o eixo central e o elétrodo central do alojamento. Ajuda a prevenir o escape de alta tensão dos elétrodos. Como a parte inferior do isolado é inserida na câmara de combustão, deve ser usada alumina de alta pureza com ótima característica de resistência ao calor, resistência mecânica, excelente isolamento e condutividade térmica em alta temperatura.
  • Terminal
  • O terminal é conectado a um cabo de alta tensão que permite que a corrente de alta tensão flua através do sistema de ignição. Contém uma porca de terminal que suporta quase todos os cabos de alta tensão disponíveis. Para alguns veículos que não requerem uma porca de terminal, o terminal pode ser removido.
  • Anel, arruela de estanqueidade
  • Este componente da vela de ignição ajuda o isolador e a caixa a se ajustarem firmemente e a manterem a estanqueidade.
  • Junta
  • A junta faz com que a caixa e o motor se encaixem perfeitamente e também mantenham a estanqueidade da câmara de combustão. Porém, existe um procedimento de aperto e a margem de travamento adequada deve ser protegida.
  • Eixo central (haste)
  • O eixo central conecta o terminal e o elétrodo central. A peça é feita de aço e contém uma função que permite que a corrente de alta tensão flua do terminal para o elétrodo central sem perdas.
  • Selo de vidro
  • A vedação de vidro está localizada entre o eixo central e o isolador para manter a estanqueidade. É feito de uma mistura especial de pó de vidro e pó de cobre. Ambos são carregados na secção de instalação do eixo e do eixo central e do elétrodo central e, em seguida, derretidos em alta temperatura. Isso une o eixo central e o elétrodo central e funde o isolador e o metal. A sua vedação é boa e a relação térmica de expansão é perfeita. Por causa disso, mesmo sob condições adversas, não ocorrem lacunas e pode ser protegida uma ótima estanqueidade.
  • Elétrodo com cobre
  • Uma liga especial de níquel é empregada no elétrodo central para reduzir o desgaste do elétrodo e o cobre é vedado na secção central para aumentar sua condutividade térmica.
  • Caixa
  • A caixa cria uma camada externa que envolve e apoia o isolador. Permite igualmente que a vela de ignição seja instalada no motor. Na parte inferior, existe um elétrodo de aterramento que faz a corrente fluir através do próprio motor para o elétrodo central sobre o intervalo.
  • Elétrodo Central
  • O elétrodo central é soldado a laser a uma ponta de liga de irídio, geralmente com um diâmetro de 0,4 mm, para produzir o elétrodo central. O irídio é um metal precioso com propriedades extraordinariamente superiores para um elétrodo de vela de ignição. Essas propriedades incluem resistência a alta temperatura, alta resistência e baixa resistência, etc. O objetivo de um elétrodo central é diminuir a tensão da faísca, até porque uma faísca confiável e segura melhora o desempenho da ignição e reduz o efeito de temperatura.
  • Elétrodo de aterramento U-groove
  • Este componente tem um propósito muito importante, pois permite a obtenção de uma grande energia de ignição, ampliando facilmente o núcleo da chama (tamanho da chama). A superfície contactada pela mistura ar-combustível é grande, há muitas secções de borda e as faíscas ocorrem facilmente.
  • Elétrodo de aterramento com corte cónico:
  • A ponta do elétrodo é cortada num formato estreitamente cónico. O objetivo é reduzir o efeito de temperatura, que enriquece o desempenho de ignição.


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