quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Matéria Prima

 

Resumo sobre matéria-prima

  • Matéria-prima é um elemento base para a produção de mercadorias industriais. Pode ser natural ou processada.

  • As matérias-primas são classificadas segundo sua origem: animal, vegetal e mineral.

  • São fundamentais para o desenvolvimento da atividade industrial no mundo.

  • Em geral, os países subdesenvolvidos são os que exportam matérias-primas, e os países desenvolvidos são os que mais compram matérias-primas.

  • Insumo é diferente de matéria-prima. Insumo é qualquer elemento utilizado no processo de produção de uma mercadoria, como máquinas, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é matéria-prima?

Matéria-prima é qualquer elemento base fundamental para a produção de mercadorias. Pode ser um elemento natural ou produzido representando a base das produções de produtos utilizados pelas pessoas em todo o mundo.

Em alguns casos, a matéria-prima é consumida de forma direta pela sociedade — por exemplo, frutas e vegetais, que são elementos naturais que não necessitam de nenhum processo industrial para se tornarem mercadorias.

A maioria das matérias-primas comercializadas no mundo são conhecidas como commodities, ou seja, produtos brutos, sem processamento industrial e sem valor agregado.

Tipos de matéria-prima

Segundo a origem, as matérias-primas podem ser classificadas em três grupos: animal, vegetal e mineral.

→ Matéria-prima animal

    Matéria-prima animal é toda matéria-prima obtida por meio da pecuária (criação de animais), caça e pesca. Carne, leite, ovos e couro são os elementos de maior destaque no conjunto das matérias-primas animais.

    • Exemplo:

    Pecuária de bovinos para produção de leite → leite processado em um laticínio → produção de queijos, iogurtes e demais mercadorias derivadas do leite

    → Matéria-prima vegetal

      Matéria-prima vegetal é obtida por meio da flora, ou seja, de elementos plantados ou naturais na vegetação de uma região. Vale ressaltar que nesse conjunto estão os frutos e vegetais que são diretamente consumidos pela sociedade. São matérias-primas que não passam por processamento industrial.

      • Exemplo:

      Algodão cultivado → processamento pela indústria têxtil → tecidos → produção de vestuário

      → Matéria-prima mineral

        Matéria-prima mineral é aquela obtida pela extração de elementos naturais encontrados na estrutura rochosa do planeta terra. É todo elemento de origem mineral, portanto.

        • Exemplo:

        Bauxita → processamento industrial → alumínio → produção de latas para bebidas

        Importância da matéria-prima

        As matérias-primas são fundamentais para a produção de mercadorias que são consumidas por toda a sociedade. Não é possível imaginar o desenvolvimento da atividade industrial sem elas. Portanto, o conjunto de matérias-primas representa a base econômica do setor secundário da economia mundial. Quanto mais a industrialização avança no mundo, mais matérias-primas precisam ser produzidas.

        Considerando a Divisão Internacional do Trabalho atual, existe um grupo de países que, economicamente, se destacam pela produção de matérias-primas. Trata-se do conjunto dos países subdesenvolvidos não industrializados, que essencialmente produzem produtos primários, ou seja, matérias-primas.

        Por outro lado, existe um grupo de países, basicamente os industrializados, que não conseguem produzir todas as matérias-primas necessárias para atender suas necessidades, tornando-se dependentes desses materiais. Em geral, os países mais pobres são os que mais exportam matérias-primas, e os países ricos são os que mais importam esses elementos.

        Entretanto, nem sempre ser um grande exportador de matéria-prima significa um consistente benefício a um país. No caso específico das matérias-primas, é válido considerar que, em geral, são os produtos mais baratos comercializados no mundo. Mesmo um país que venda grande volume de commodities pode não apresentar papel de destaque na economia global.

        Portanto, é possível observar que o jogo entre a produção e a necessidade por matérias-primas no âmbito mundial cria uma geopolítica entre os países, crescente no processo de globalização econômica.

        Diferenças entre matéria-prima e insumos

        Enquanto as matérias-primas são os elementos base para a produção de mercadorias, os insumos são conceituados de forma diferente. Insumo é qualquer tipo de material utilizado na produção de mercadorias, mas que não constitui o produto final.

        Por exemplo, para a fabricação de uma roupa, o algodão, matéria-prima do tecido, é um dos insumos. As máquinas, a água e os demais produtos necessários para a transformação dessa matéria-prima em uma mercadoria processada, ou seja, na roupa, são os insumos de produção.

        Nenhum comentário:

        Postar um comentário

        Matéria Prima

          Resumo sobre matéria-prima Matéria-prima é um elemento base para a produção de mercadorias industriais. Pode ser natural ou processada. As...